SlideShow

0

Mercado de trabalho: a escassez de profissionais qualificados no Brasil

   
A maior necessidade no Brasil nos próximos 10 anos é criar muitos empregos de boa qualidade, que,  proporcionem melhor padrão de vida para as famílias...
Bom isso é o que a mídia e o governo quer que você acredite! A mídia quando aborda este tipo de assunto geralmente desvia o foco para a educação. Mas infelizmente ainda não foi dessa vez que o tema foi abordado  digamos assim, com coragem. As pessoas se perguntam: de quem é a culpa da falta de qualificação profissional ? Governos; empresas ou dos próprios profissionais ? Ao longo do texto tentarei responder a estas perguntas lembrando que, este é o meu ponto de vista sobre o tema abordado. Até uns 9 anos atrás (+ ou - isso ) pessoas de classe baixa não tinha condições de fazer uma faculdade ou um curso técnico.Mas agora o governo implantou mais cursos técnicos e novas oportunidades para pessoas de classe baixa, fazer uma faculdade ou um curso profissionalizante. Querem um exemplo de como o governo mudou ?

Bom a uns 3 meses + ou - o governo lançou um curso técnico para alunos do ensino médio.funcionava da seguinte maneira: Os alunos iam fazer ensino médio e técnico  junto ( o curso técnico eles iriam escolher entre as opções que  foram oferecidas),e ao final do ano eles iriam sair com o diploma do curso que tinha escolhido. Até ai tudo bem !mas eu te pergunto quantos alunos fizeram a inscrição ?  Da minha sala que são 40 alunos , apenas 3 se inscreveram. Sem mencionar o restante da escola... Acho que isso da para vocês terem uma ideia de como o governo mudou e de como a sociedade é que não tem interesse nenhum !


É claro que todo caso tem suas excessões; não são todas as pessoas que tem essa oportunidades, mas esse brasileiros são a maioria ; a maior população tem acesso a esses benefícios .E é essa maioria que deixa as melhores oportunidades  passar por preguiça de correr atras, preguiça de estudar.
Agora vamos falar sobre o papel das empresas... Bem muitos devem pensar... A culpa é das empresas já que elas exigem e não  oferecem capacitação, pois bem  eu vou mostrar que quem pensa dessa forma esta certo e quem não pensa  também está certo. Realmente é verdade que as empresas hoje em dia  muito exige e pouco oferece; por exemplo elas exigem profissionais qualificados, mas as empresas não  ajudam na capacitação  de pessoas que não tenham esse tipo de curso. Não seria bem melhor se as empresas ajudassem seus seus funcionários a fazerem  um curso profissionalizante ?

Porém entra a questão a cima se as pessoas tivessem interesse  em correr atrás , fazer um curso técnico ou faculdade , elas conseguiriam empregos nessas empresas que exigem profissionais qualificados . Ta vendo só as empresas exigem tanto por que elas vêem que há bastante oportunidade de qualquer pessoa se tornar  um profissional qualificado. mas mesmo assim ela tem uma  porcentagem  ela tem culpa; simplesmente  pelo fato das empresas pensarem mais nelas que na sociedade. Agora vamos falar  dos profissionais ; bom  eles são a única excessão , já que estudaram para conseguir entrar em uma faculdade e estudaram mais ainda para  sair dela. E não pararam por aí; já que as empresas exigem cada vez mais  os profissionais  se capacitam cada vez mais .Ficou confuso? Vou explicar ! Com a exigência das empresas, os profissionais acabam tendo que estudar e se capacitar cada vez mais para as empresas. O profissional ele faz uma grande diferença para a sociedade e o mercado de trabalho é claro.Em resumo para fechar o assunto ; a culpa não é do governo! É claro que ele poderia fazer um pouco mais (como levar oportunidades a quem não tem   mas mesmo assim a maioria  da população tem acesso e está desinteressado  ) mas retomando ao meu raciocínio : torno a dizer a culpa não é do governo! E sim da sociedade! que se viciou na burrice e na preguiça .Porém é correto afirmar que que as empresas tem parte de culpa sim, já que , pensam muito mais nelas no que na sociedade; as empresas poderiam fazer muito mais , e as pessoas a se mexer um pouco mais ...