SlideShow

3

Bandeira da ONU e seu significado.

Boa tarde caros leitores, estudando um pouco de cartografia, com isso descobri que cada cartografia tem o seu significado político por de trás dela. Logo adiante, me deparei com a seguinte imagem ( imagem ao lado ): a Bandeira da ONU.
  O emblema da ONU é constituído por dois elementos:
- Uma coroa de Louro.
- Um Mapa Mundi.
   Estes símbolos comportam uma grande carga ideológica:
   A coroa de Louro era considerada uma troféu máximo pelos atletas gregos, representando a vitória e a glória em torneios e campeonatos. No Emblema, coroa de Louro envolve o Mapa Mundi, porém devemos observar o Mapa. Esse Mapa é feito sob Projeção Plana ou Azimutal, onde a superfície é uma projeção planadeve ser ressaltado em que em uma obra como essa o plano não apresenta distorções e essas crescem gradativamente a medida que nos afastemos do centro de toque da circunferencia projetada. Voltando para o Emblema... O centro do mapa se encontra o pólo norte terrestre, é como se "olhássemos de cima da Terra", para esta projeção e com  esta localização o Hemisfério Norte é representado com grande exatidão pois está próximo ao pólo. Já o Hemisfério Sul, pela posição afastada do centro do mapa, se caracteriza como uma grande massa amorfa de continentes onde dificilmente podemos identificar.
OBS: a escolha do contato entre o plano de projeção e a superfície é de livre arbítrio.
    O Mundo visto do Hemisfério Norte, seria uma coincidência ? Mas a ONU não é um órgão internacional ? Pois no centro da bandeira da ONU está as maiores potencias politicas e econômicas, e quais são os continentes da periferia desses mapas ?  América Latina,  África e Ásia. A Organizações das Nações Unidas revela seu caráter elitista e subordinado aos interesses de 1º Mundo.

3 comentários:

Anônimo

Raciocínio interessante.
Desse modo, a bandeira da ONU reflete exatamente a ideologia da Organização.

Anônimo

Muito bom o post... explicado e bem resumido.. Parabéns!

Unknown

Ei psiu a Terra é Plana!!!! Pesquise.