SlideShow

5

Resumo e análise do livro: Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis.

Essa semana terminei de ler o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas do escritor Machado de Assis, decidi fazer uma pequena análise e resumo aqui em meu blog, para ajuda - los a entender melhor o enredo da história e não o contrario, ou seja, esse artigo que aqui escrevo, não é para substituir a leitura do livro, pois, seria um pecado, já que o livro é maravilhoso ( é a melhor obra de Machado de Assis ), por isso peço que leiam o livro e depois leiam este artigo... Mesmo por que resumir e analisar esta obra é um trabalho muito extenso por isso pularei algumas partes trabalhando só com o essencial .

Narrador:  1º pessoa, por um morto que se propõe a analisar a si e aos outros. Narrador extoardinário, pois tem um visão completa da vida e da morte.

Cenário: Rio de Janeiro

Personagens

Brás Cubas
- narrador - morto aos 64 anos - “ainda próspero e rijo”, fidalgo. Peralta quando criança, mimado pelo pai, irresponsável quando adolescente, tornou-se um homem egoísta a ponto de discutir com a irmã pela prataria que fiou de herança do pai e tornar-se amante de seu amigo, Lobo Neves, se bem que nesse romance não se pode dizer propriamente que alguém é amigo de outro.

Virgília - filha do comendador Dutra, segundo o pai de Brás, Bento Cubas A “Ursa Maior” amante de Brás Cubas casa-se com Lobo Neves por interesse. Mulher bonita, ambiciosa, que parece gostar sinceramente de Brás Cubas, mas jamais se revela disposta a romper com sua posição social ou dispensar o conforto e o reconhecimento da sociedade.

Damião Lobo Neves - casado com Virgília, homem frio e calculista. Marido de Virgília, homem sério, integrado ao sistema, ambicioso, mas muito mais supersticioso, pois recusou nomeação pra presidente de uma província só porque a referida nomeação aconteceu num dia 13.

Quincas Borba - menino terrível que dava tombos no paciente professor Barata, colega de escola de Brás que o encontrará mais tarde mendigo que rouba-lhe um relógio mas retorna-o ao colega após receber uma herança. amigo de infância do protagonista. Desde criança era de um temperamento ativo, exaltado, querendo ser sempre superior nas brincadeiras. Cubas diz que ele é impressionante quando brinca de imperador. Quando adulto, passa pelo estado de mendigo, evoluindo depois para filósofo e desenvolve um sistema filosófico, denominado Humanitismo, que pretende superar e suprimir todos os demais sistemas até tornar-se uma religião.

Marcela - Segundo grande amor de Brás Cubas, uma prostituta de elite, cujo amor por Brás duraria quinze meses e onze contos de réis. Mulher sensual, mentirosa, amiga de rapazes e de dinheiro. Ganha muitas jóias do adolescente Brás Cubas. Contrai varíola e fica feia, com a pela grassa como uma lixa.

Sabina - irmã do narrador e que, como ele, valoriza mais o interesse pessoa e a posição social do que amizade ou laços de parentesco.

Eugênia - Filha de Eusébia e Vilaça, menina bela embora coxa. Era moça séria, tranqüila, dotada de olhos negros e olhar direto e franco. Tinha “idéias claras, maneiras chãs, certa graça natural, um ar de senhora, e não sei se alguma outra cousa; sim, a boca exatamente a boca da mãe".

Nhá Loló
- filha de D. Eugênia, "é bonita, mas coxa", moça simplória, tinha dotes de soprano - morre de febre amarela.

Cotrim - casado com Sabina, irmã de Brás; ambos interesseiros.

Nhonhô - filho de Virgília.

D. Plácida - empregada de Virgília confidente e protetora de sua relação extra conjugal.

Lobo Neves – casado com Virgília; homem frio e calculista.
 

Resumo e análise:
   “Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.”, com essa sentença, o escritor, Machado de Assis, encerra um dos seus mais famosos e grandiosos livros: " Memórias Póstumas de Brás Cubas", de 1881, o livro marca o inicio da estética realista, como também a ruptura  do escritor com os padrões românticos. Substituindo a linearidade da narrativa, a preferência pela ação e leve caracterização dos personagens por uma lógica independente da cronologia, que permite o narrador viajar pelo tempo sem perder a ordem dos acontecimentos,possibilitando a inserção de cuidadosas reflexões em qualquer um dos capítulos ou seja, o autor não fica a mercê da necessidade de encadear um assunto após o outro. Mas a grande ruptura se acontece pela preferência do não enredo, mas pela caracterização dos personagens, analisadas através de seus aspectos comportamentais, através da postura que assumem diante dos acontecimentos e da sociedade em que vivem.
    Há duas coisa em especial que chamam a atenção do leitor, assim, logo "de cara" e seriam elas, o fato do livro ser "escrito/narrado" por um defunto e o modo como ela começa a história; do fim para o começo, ele começa da morte e vai até a infância. Assim surge uma duvida no leito - que só será esclarecida no final do livro- Por que um morto resolve escrever suas memórias ?  Brás Cubas, durante sua vida, perseguiu a imortalidade. E segundo ele, várias são as formas para atingi - las; seja por meio do casamento e dos filhos; da política ou de contribuições cientificas. Brás não casou - se, nem teve filhos, não foi político, e sua tentativa de registrar seu nome nos anais da ciência havia morrido com ele - o emplasto. Corroído pelo pessimismo, Brás Cubas tenta articular uma vingança contra a sociedade e, ao mesmo tempo, procura imortalizar - se escrevendo um livro póstumo. O narrador  relata seu enterro com frieza do morto, sem deixar de confessar, que não passa de um fracasso, basta verificar que ao seu enterro compareceram onze pessoas, prova da sua insignificancia, que ele procura justificar pela falta de anuncio e pelo dia chuvoso, uma "mentira" só para satisfazer seu ego... 
   E em um salto o autor retorna a sua infancia, pula a vida academica e passa a adolecencia relatando seu caso amoroso com a prostituta espanhola Marcela, " Marcela me amou por 15 meses e onze contos de réis;nada menos" seu pai percebendo seus gatos com o namoro, resolve manda - lo estudar na Europa. Retorna por ocasião da morte da mãe, ainda abalado passa viver em retiro. Quem o tira desse estado, é o pai, ao propor casamento com Virgilia, filha do Conselheiro Druta, homem de grande influencia politica. Antes, porem,  conhece Nhá Loló, filha de dona Eugênia - velha amiga da família-  enamora - se com ela, ms por preconceito, foge da moça e volta a cidade "É bonita, mas é coxa".
 Certo dia entrando em uma loja reencontra Marcela, que  contrai varíola e fica feia, com a pela grassa como uma lixa.
 Retorna o namoro com Virgilia, que por interesse o  deixa e casa-se com  Lobo Neves. Morre-lhe o pai, seguem-se a partilha da herança, discussões com a irmã (Sabrina) e o cunhado (Cotrim). Começa a viver reclusamente. Após um tempo longe do Rio Virgilia volta, e os dois começam uma relação extraconjungal, que D. Plácida ajuda a esconder.
 Importante também é a amizade com o amigo Quincas Borba, antigo colega de escola, que vive uma vida de miséria, é mendigo, mora no terceiro degrau das escadas de São Francisco e furta o relógio de Brás Cubas. Enquanto pobre o narrador faz questão de mantê-lo  á distância, demonstrando o descaso pela miséria humana. Quanto aos amantes; vivem tranquilos durante alguns meses, até Lobo Neves ser nomeado presidente de uma provincia. Sucedem-se importantes episódios como a gravidez de Virgilia e a profunda decepção do autor com aborto daquele que teria sido seu filho, e um carta surpreendente de Quincas Borba, herdeiro de grande fortuna de uma parante mineiro de Barbacena; o amigo devolve o relógio que havia roubado e lhe apresenta a teoria do humanitismo. Virgilia parte com o marido... Mais uma vez Brás tenta a carreira política, mas ela novamente lhe escapa. Não consegue ser ministro... Quincas Borba não publicara seu livro contendo a teoria filosófica do humanitismo... Brás Cubas testemunha a morte de Lobo Neves  e a do filósofo Quincas Borba, e por fim seu utltimo Capitulo, em que, de negativas consegue extrair um saldo positivo no balanço de sua própria vida,  “Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.”. Brás morre da ideia fixa do emplasto- ao abrir a janela para refrescar suas ideias pega uma pneumonia.


outras postagens que você possa gostar: Análise e resumo do livro: O Auto da Barca do Inferno - Gil Vicente 


5 comentários:

Anônimo

adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Anônimo

Seu resumo está muito confuso, os personagens que relata na lista nao estao combinando com os do seu resumo

Anônimo

desculpe, mas nao me ajuou em nada

Unknown
Este comentário foi removido pelo autor.
Overdose

Desculpe-me por não poder ajudar, mas se quiser pode deixar sua sugestão para que assim eu melhore o texto... Há uma aba no blog onde vocês podem encontrar o meu contato ;)