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as telenovelas moldando o Brasil




Estudiosos tele novelísticos, afirmam que a dramaturgia das telenovelas já é um consumo cultural e que elas não trazem nenhum beneficio para o desenvolvimento sociocultural, pois, “o retrato da vida real”, é distorcido por um dispositivo ideológico ou mitológico. Segundo o diretor - de núcleo de novelas da Rede Globo – Daniel Filho o objetivo da emissora é atingir o maior numero de publico possível, para o sucesso da trama. E para isso acontecer as tramas precisam ter conflitos em todas as faixas etárias, classes sociais, no que se resumem conflitos sociais em conflitos sentimentais.

As novelas no Brasil são exibidas quando os primeiros doze capítulos estão prontos, os outros são escritos baseados em pesquisa de audiência. Além do mais, as novelas são muito utilizadas para movimentar a indústria cultural, bonecas baseadas em personagens, CDs com trilha sonora, roupas e adereços dos personagens entre outros. A questão é que viram moda e acabam movimentando o comercio. Elas retratam temas polêmicos e da atualidade, isso faz com que o público se identifique com tal personagem, prendendo a atenção do telespectador. Os custos para a produção desse “consumo cultural” é um absurdo, somente um capitulo varia de 15 a 100 mil dólares.

“Porque não é um projeto que esqueceu da pobreza, da periferia. Contemplou, porque se esquecesse não daria certo. Contemplou, mas contemplou maquiando a pobreza e apontando uma perspectiva de ascenção pelo trabalho pelo investimento” (Kerhl, Rita Maria)

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