Boa noite manolos, e aqui vai mais uma parte do meu TCC sobre a industria cultural. Aqui eu faço uma critica ao facebook... espero que gostem boa leitura ...
Podemos dizer que hoje, a supremacia da cultura industrial se mostra através das redes sociais, nelas conseguimos ver claramente os efeitos colaterais causados por essa indústria na sociedade. No “facebook” a rede social mais popular atualmente, vemos que é bastante utilizado o sensacionalismo, você não vê as pessoas fazendo críticas, mas sim “compartilhando” o que todos estão “compartilhando” independente se é bom ou ruim isso acaba virando modismo. Também é muito comum a utilização de imagens escritas: “duvido que chegue a 500 comentários” e a partir dai as pessoas começam a comentar e a “compartilhar”. O uso do sensacionalismo é essencial para promover “páginas” e imagens.
Não é o tempo que você gasta diariamente utilizando esta rede que define se você é alienado ou não, que indica que as redes estão te alienando e sim o modo como você a utiliza. E assim como as outras tecnologias, o “facebook” não aliena as pessoas, pelo contrario, o mal uso dessa rede aumenta a alienação e o comodismo, ao invés de ajudar o sujeito a sair desse estado de “transi” faz o afundar ainda mais. O problema do ser humano, é que ele se acomoda com toda e qualquer nova tecnologia que surge, ele pensa que a maquina vai fazer tudo por ele.
É muito comum vermos pessoas postando imagens semelhantes a esta mostrada acima, mas sem ao menos saberem o que é manipulação, massa, ou cultura industrial; é muito comum vermos pessoas compartilhando imagens sem saber da onde vem, o porque criaram aquilo, e é esse comodismo que faz com que cada vez mais se crie projetos pouco conteudistas, por que só assim irá atrair a atenção da massa.
O facebook virou lugar para reclamar, levantar e defender causas que muitas vezes nem existem, por exemplo, no dia 31 de outubro as pessoas começaram a postar imagens semelhantes a esta mostrada ao lado (direito), ou seja, criaram uma causa “defendendo” a cultura brasileira, dizendo que o halloween é cultura americana e por isso não devemos cultiva – lo, este pensamento estaria certo desde de que a pessoa não comemore o natal também. Nada mais justo para que cultura mais americana que o natal, o papai noel foi inventado mais ou menos em 1931 pela empresa Coca-Cola Company, que por sinal também é uma empresa americana, o bom velhinho foi criado para aumentar as vendas da bebida na época de inverno que era muito baixa. Também teve aquela causa contra violência infantil, de certo é uma bela causa, porém o que as pessoas fazem como protesto? Trocam a foto do perfil por a de um desenho ou de quando ela era criança, que tipo de movimento é esse! Esse patriotismo fingido me irrita, por que a pessoa que postam este tipo de coisa não faz nada na sociedade, é só mais um que vai votar em um Tirica da vida.