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Circo dos horrores

      Boa noite manolos e manolas, como já faz um certo tempo que eu não posto nada de interessante, decidi publicar mais um capitulo (V) do meu TCC (industria cultural), neste capitulo, eu expresso a minha opinião e conto (com diversos temas -  que postarei  com o tempo - ) como a industria cultural consegue atrair e principalmente manter a população alienada.


            O sensacionalismo é a apresentação da noticia em um formato manipulador, exagerado e muitas vezes enganador. A imprensa sensacionalista tem por objetivo além de conseguir pontos no IBOPE tirar o publico de sua realidade. “escândalo, sexo e sangue compõem o conteúdo desta imprensa”[1] . A linguagem utilizada é coloquial, exagerada, com gírias e palavrões. O sensacionalismo esta ligado principalmente a programas jornalísticos e de “entretenimento” com a super exposição da violência e fatos chocantes.

     A TV tem uma programação apelativa e consumista, as brigas por pontos de audiências faz com que os canais transmitam cada vez mais programas com conteúdos superficiais e de baixo nível cultural para atrair o público, transformando a TV em uma disputa banal. Podemos dizer que a TV atua com um olho na câmera e outro no monitor de audiência.

         As TVs por assinatura cobre um pouco do espaço deixado pelos programas direcionados ao grande público, com entretenimento e boa informação, entrando em sintonia com um público de perfil mais ativo que busca a informação seja por curiosidade ou simplesmente mudando de canal.

          Aos fins de tarde Silvio Santos se vê ameaçado pela Rede Bandeirante que vez ou outra ultrapassa o SBT nos pontos do IBOPE, com os barracos de Marcia Goldschimidt e o sensacionalismo de José Luís Datena. Sílvio santos contra ataca com a mesma moeda ele colocou uma versão reformulada do programa Casos de Família, que se tratava de um programa de auto ajuda agora, ganha uma nova apresentadora – Christina Rocha – e investe em tele barracos de forma mais radical que Márcia. As 21h15min o SBT exibe O Programa do Ratinho – uma mistura de humor chulo e jornalismo popularesco – para competir com a novela das oito exibida pela Rede Globo.

          Os apresentadores destes programas banais alegam que estão prestando um serviço (favor) a população, dando voz ao povo, que são reprimidos pelas classes mais altas da sociedade. A mídia trabalha com a ideia de que o que é bom o povo gosta, e para atrair este público muitas vezes são deixados de lado regras ética e morais. Muitos dizem que o fato policial é um atrativo para o público, mas na verdade as pessoas não importam para o fato policial em si (a policia prendendo o bandido… o bandido… o policial…) o que o ser humano realmente gosta é sangue, ver desastre, desgraça, sofrimento… os programas como: A Tarde é Sua, Brasil Urgente, Jornal Nacional, Muito +, SBT Brasil entre outros exploram isso.

         Outra estratégia do sensacionalismo é a utilização do aspecto emocional, ou seja, mexer muito mais com a emoção da pessoa do que com a reflexão dela, isso também causa grandes danos, é como se causasse um “curto circuito” no lado racional do cérebro e por fim acabando com o lado crítico, isso abre a porta para o inconsciente do individuo para implantar ideias, desejos, medos e temores, compulsões ou induzir comportamento.




[1] (Marcondes Filho, 1986, p.15)

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