Mas o garotinho se tornou um homem, um artista renomado e conhecido. Em 1939, a 2º Guerra Mundial chegará para aterrorizar alguns milhões de pessoas .... Usou todo seu talento na produção de filmes e propagandas. O papagaio Zé Carioca e o galo Panchito, foram produtos, fruto do esforço deste patriota para com a campanha de Guerra e a política da boa vizinhança. Tanto foi o esforço deste homem que, entre 1942 e 1945, os estúdios Disney produziu mais de 68 horas de animação de caráter patriótico e ideológico. A participação da Disney fez com que os EUA passasse a ganhar batalhas sem puxar o gatilho. Outros tentaram combater os EUA com propagandas, Mas era difícil concorrer em popularidade - e em volume de produção - com o pai de Mickey Mouse. Mas essa ajuda não ficou apenas nas telas, já que, a partir de 1942, os estúdios Disney foram transformados em alojamentos e centenas de militares passaram a residir ali. Marinha, exercito e aeronáutica, os personagens inspirados nos oficiais, também foram para as trincheiras. Nos meses seguintes as produções continuaram:
1. As crianças de Hitler (Hitler's Children - Education for Death), 1943
O protagonista aqui é um menino alemão, Hans, que Disney usa para falar da lavagem cerebral nazista. Quando seus pais vão registrá-lo, há uma lista de nomes proibidos, como Franklin e Winston (referencia ao presidente americano e ao primeiro-ministro britânico). Na escola, ele fica de castigo por defender uma lebre numa fábula em que o bicho é comido por uma raposa.
2. Vitória por meio do poder aéreo (Victory Through Air Power, 1943)
O filme é uma aula do uso da aviação como arma de guerra, baseado no livro do major Alexander P. Seversky. Até Santos- Dumont é citado no filme - claro, depois dos irmãos Wright. Há o humor típico dos filmes de Disney, como a metralhadora que vai destruindo a hélice do caça. E Serversky aparece para defender seu ponto de vista: a Aeronáutica, com bombardeiros pesados e caças velozes, poderia decidir o destino da guerra.
4. Saindo da Frigideira... (Out of the Frying Pan into the Firing Line, 1942)
Com Minnie como protagonista, o desenho, de 3 minutos, molda ações e atitudes dentro do território americano: aqui, as donas de casa devem guardar a gordura que sobra das frituras, útil para a indústria de munição.
Com Minnie como protagonista, o desenho, de 3 minutos, molda ações e atitudes dentro do território americano: aqui, as donas de casa devem guardar a gordura que sobra das frituras, útil para a indústria de munição.
Por fim, o jovem - que na época não era tão jovem, pois tinha 36 anos- Walt transformou seu trabalho em uma grande arma e conseguiu persuadir um grande público, servindo de grande ajuda para seu país ajudando-o a ganhar a guerra sem ao menos apertar o gatilho. E assim viveram felizes para sempre ...
0 comentários:
Postar um comentário