SlideShow

0

Guerra fria: muito mais que uma corrida armamentista e geopolítica

  Boa tarde manolos !
hoje eu vim para falar sobre a guerra fria (que foi tema do meu seminário de história).

        Logo após a segunda guerra mundial os dois países mais ricos EUA e URSS tinham ideias contrarias para a reconstrução do mundo, foi quando o mundo se dividiu em dois blocos: capitalista EUA e o bloco socialista URSS. Por mais que o clima entre essas duas superpotências fossem tenso, eles não podiam cumprir suas ameaças por um único motivo: a sobrevivência.

         A paz estava longe de ser selada, pois os interesses dos capitalistas e dos comunistas eram controversos. Segundo alguns especialistas o inicio da guerra se deu com a explosão nuclear das cidades: Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945.
         
           E nessa disputa, os EUA tinha claras intenções de garantir que o continente Americano ficasse sobre sua influencia. Depois da revolução cubana em 1959, a grande preocupação dos EUA era evitar que outras revoluções comunistas implodissem por toda a América. E como os inimigos ocidentais não estavam em um ou outro país estrangeiro, mas sim, por toda parte, inclusive entre seus cidadãos; acreditava- se que poderiam fazer uma revolução tirando o país da orbita capitalista. Pensando nisso, governo americano decidiu treinar militares para executar golpes de estado. 

                      

0 comentários: