SlideShow

0

Movimentos artisticos


                                                            
Como a repressão era muito grande, ( periodo militar no Brasil ) muitos artistas, músicos e escritores foram obrigados a deixar seu oficio. Através da musica, alguns artistas como Caetano veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Raul Seixas entre outros; protestavam contra o regime militar... como exemplo temos a música metro linha 743 - Raul Seixas




Analise

“Metro linha 743” -para esconder as mortes cometidas pelos militares, os jornais eram enchidos de noticias de obras de novas linhas de metro.

“Cheguei para ele e disse: Ei amigo, você pode me ceder um cigarro?
Ele disse: Eu dou, mas vá fumar lá do outro lado” – a população unida demonstrava uma ameaça para a ditadura.

“Disse: O prato mais caro do melhor banquete é
O que se come cabeça de gente
Que pensa e os canibais de cabeça descobrem aqueles que pensam
Porque quem pensa, pensa melhor parado!”- referia- se a burguesia que financiava a ditadura e quem estivesse parado provavelmente estaria pensando em uma maneira de acabar com a ditadura.

“Desculpe minha pressa, fingindo atrasado
Trabalho em cartório mas sou escritor,
Perdi minha pena nem sei qual foi o mês” – muitos escritores e cantores foram repremidos, “perdi minha pena” significa que ele não pode mais seguir o seu oficio e fazia tanto tempo que ele nem se lembrava mais.

“Eu disse: Claro, pois não, mas o que é que eu fiz?
Se é documento eu tenho aqui...
Outro disse: Não interessa, pouco importa, fique aí!” – a ditadura não deixava você se defender.

“que seja, mas nunca fui tiéte” – ele nunca foi fã do regime (que seja,) porém ele não foi aliado do regime.


                                     

0 comentários: