SlideShow

0

Alienação

1.3 - Alienação


       Segundo os dicionários, a sua definição mais primaria seria, o estado de separação ou alheação de uma pessoa com uma coisa que lhe pertencia, a partir deste significado, podemos ver que, a vários tipos de alienação.
Mas eu falo de uma alienação especifica a alienação social. Se alguém está alienado da sociedade é porque ele esta separado dos problemas coletivos e transfere suas responsabilidades sócio – política aos outros, governo, autoridade, ONGs ou qualquer pessoa que assuma tamanha responsabilidade. Sendo alienado a pessoa não participa da construção da integridade social do pais, mesmo que esteja participando econômico – financeiro da região, como empregado ou empregador e pagando impostos, pois isso são formas indireta de participação social.
       Ela ocorre quando o individuo vive alheio, por indução cultural constante de problemas relacionados à sociedade, política ou cultura. Por exemplo: a pessoa vê diariamente o Jornal Nacional noticiar políticos corruptos, logo ela vai pensar que a política está “perdida” e que o sujeito que rouba não recebe punição, a partir daí, “cria – se” um sujeito que logo mais irá votar no tiririca. De tanto assistir noticiários policiais, mostrando violência, sangue, ele se acomoda com ela desde que não o afete. A violência, degradação do meio ambiente, ônibus superlotado, caos no transito, só lhe interessam para suprir suas conversas com seus amigos, por isso vemos pessoas conversando sobre determinado problema, mas não se move para resolve – lo. O que realmente vale a essa pessoa é o ultimo capitulo da novela, o hit de verão, as imagens sensuais de um reality show, vitória de seu time de futebol, mulheres dançando seminua na avenida (carnaval). Especialistas acreditam que há um tipo de individuo alienação média, que seria a pessoa que reconhece os problemas da sociedade, gosta de estar bem informado, mas não luta para fazer nada, uma pessoa para mim que reconhece, mas não toma atitude nenhuma é o mesmo dos que não reconhece o problema.
Como resultado dessa alienação temos o individualismo, que também esta ligada ao materialismo e ao consumismo que são as principais características capitalistas do século XX. As metas das pessoas passam a ater metas como: um emprego altamente remunerado, um carro de luxo, gastar fortunas nas horas de lazer, comportamento, designado aos mais de 60% da população pobre do Brasil que vive uma vida de trabalho duro e o custo de vida alto e sonha em um dia ganhar na loteria para ficar rico e ter acesso aos desejos capitalistas. Em resumo, o individualismo é quando o sujeito só pensa na sua vida pessoal, nas suas metas, e esquece de todo o resto em sua volta.

0

Definição de cultura de massa



1 - O que é cultura?
Podemos dizer que, o termo “cultura” é um dos mais complexos da nossa língua, etimologicamente falando, o conceito de cultura, é derivado do de “natureza”. Um dos seus significados é “lavoura” ou “cultivo agrícola”, o que cresce naturalmente. Além disso, podemos relacionar o termo “cultura” com o de “agricultura”, uma vez que cultura é “plantada” e “cultivada” pelo povo. Se a natureza de alguma forma é cultural, então as culturas são construídas com base no trafego com a natureza que chamamos de trabalho. Em resumo, a cultura pode ser aproximada a um complexo de valores, costumes crenças e politicas que constituem o modo de vida de um grupo especifico.




1.2 - O que é massa?


O papa pio XII[1] definiu o termo “massa” do modo mais claro e objetivo possível. Seu conceito de massa se desenrolou da seguinte forma:

“A massa não passa de um conjunto de indivíduos que não se movem, mas são movidos por paixões. A massa é sempre, e necessariamente, passiva. Ela não age racionalmente e por sua conta, mas se alimenta de entusiasmos e ideias não estáveis. É sempre escrava das influências instáveis da maioria, das modas e dos caprichos que passam.

[...]

Como animais que temem desgarrar-se do rebanho, os indivíduos que compõem a massa jamais discordam da maioria.

[...]

A inserção na massa lhe impõe que se visita como os outros, que coma como os outros, que goste do que gostam os outros.

Ser pensar, agir, estar sempre, obrigatoriamente, “como os outros” é amoldar- se a esse implacável “Deus” chamado “todo mundo”. É renunciar á própria individualidade, trocando-a pelo amorfo e medíocre “eu coletivo” da multidão.

Inserir-se na massa é socializar a si mesmo.

A massa é, portanto, o povo degenerado.”

0

O que levaria um individuo ao estado de alienação ?




       Alguns motivos levaria um cidadão a chegar a esse estado de alienação: A massificação dos meios de comunicação. Antes possuía – se um cenário onde havia uma cultura; uma exaltação dela através de obras literárias, e das músicas. Porém, não existia a massificação dos meios (divulgação), então não havia algo que “alienasse” as pessoas. Mas, depois com a massificaram os meios de comunicação, passa – se a produzir qualquer coisa que desse dinheiro. Deste modo, essa massificação foi além do pensamento econômico, foi usada como ferramenta de manobra (econômico / social / religioso). Antes tinha- se muitos protestos, passeatas nas ruas. Com ela, ficou fácil alienar as pessoas. Deixa–las do seu lado (governo), (religião), do que tê-las fazendo manifestações.

       A falta de investimento na educação,é fato, mas não preponderante, entretanto, contribui para uma massificação na impossibilidade do saber. Do mesmo modo que tem - se salas superlotada com a atenção somente para com aqueles que nada sabem alienados no ter despreocupados com o saber. O estado também é alienado já que quer produzir alunos em serie e computar o investimento.

       Cultura custa caro e é para poucos, todo o “material” que te leve a ter um senso critico, custa caro.

       O comodismo das pessoas auxilia bastante para que esta indústria crie cada vez mais uma cultura de baixo nível. Se alguém cria um blog ou uma pagina na internet, para atrair o publico, ela terá que usar notícias sobre violência, moda, fofocas, etc. Nesta visão, hoje em dia, se dissemina o bullying. É comum ter propagandas contra o bullying, mas este problema, enfrentado também pelas escolas, está também nas TV’s em forma de humor, fazendo sucesso. Prega a liberdade, que não há limites para o humor, quer dizer, o único limite é o bolso, quando algum funcionário é processado, mas só quando incomoda algum burguês que tenha dinheiro para processá – lo.
       Todos esses meios faz “obrigatoriamente” com que as pessoas sejam, pensem, vistam e comportem “como os outros”. E assim temos um conjunto de indivíduos passivos, que são movidos por paixões, não agindo por conta própria, mas pelas influencias e caprichos da maioria e como dizia o Papa Pio XII é amoldar – se a esse poderoso “Deus” chamado “todo mundo”. Por fim, esses meios tendem a se uniformizar.

0

Fanatismo religioso

       Boa tarde manolos, este texto faz parte do meu TCC de Ensino Médio, é um dos meus preferidos... espero que gostem. ^^



      Fanatismo vem do latim fanaticus, que significa “o que pertence a um templo”. O individuo fanático ocupa o lugar de escravo diante de um senhor absoluto que poder ser um ser mundano, uma causa suprema ou uma fé cega. O fanatismo é alimentado por um sistema de crenças absolutas e irracionais que visa servir um ser poderoso, empenhado na luta contra o mal.[1]

          O fanático acha que pode exorcizar coisas que ele julga possuído pelo demônio[2], a missão dele é salvar a humanidade do caos. O fanatismo teve origem no dogma religioso porem, ele não se restringe somente a isso, há fanáticos por futebol, raças, partido politico enfim, o fanatismo são todas as ideologias fora do normal, ultrapassa a dimensão racional e a partir dai as pessoas passa a serem guiadas pela fantasia.

Foi pelo fanatismo religioso que muitos seguiram Jin Jones (o mentor do suicídio em massa - 918 mortes), Asahara (verdade suprema), David Koresh (templo davidiano), entre outros lideres religiosos que acabaram causando desastres coletivos noticiados no mundo todo. A historia também conheceu movimentos como a “caça as bruxas”, perseguições de negros, judeus, comunistas entre outros grupos. Para o fanático religioso não basta adorar um Deus, ele tem que ser soldado dele na terra, para ele é preciso lutar, pregar, exorcizar, forçar os “infiéis” a se “converter para o caminho de Deus”.

Mas o fanatismo não é uma coisa do passado, ele esta atuante no nosso cotidiano, hoje temos lideres religiosos como Apostolo Valdemiro Santiago que recentemente foi acusado de desviar dízimos da igreja. O milagre do enriquecimento de Valdemiro foi descoberto através de documentos cartorários (contendo a assinatura de sua esposa) que mostra propriedades adquiridas por ele em nome da igreja Mundial do Poder de Deus. Os documentos comprovam que a fazenda foi paga com dinheiro a vista da Igreja Mundial do Poder de Deus, a empresa W.S Music que no documento aparece como compradora da fazenda é uma empresa pequena com apenas 50 funcionários que fatura 50 mil por mês, então não teria como um empresa dessa compara a vista duas fazendas, sendo que uma delas é no valor de 29.096.835,50 milhões de reais.

Outro líder religioso é o missionário RR Soares conhecido como o Silvio Santos do evangelio, isso porque criou um aglomerado de empresas parceiras (Igreja Internacional da Graça de Deus, Graça Artes Gráficas e Editora, Graça Music, Rede Internacional de Televisão, Nossa TV, Nossa Radio FM, Graça Filmes e Faculdade do Povo. ) onde uma pode sustentar as outras. Mas assim como Valdemiro o missionário RR Soares é acusado por arrancar dinheiro dos fies através do dizimo, onde ele afirma que a pessoa que não contribui com o dizimo regularmente terá problema no dia do julgamento, e então os fies depositam uma alta quantia de dinheiro na Igreja e se dão por satisfeitos achando que terá o descanso eterno. Mas se você for pesquisar melhor, os dízimos nunca foram dinheiro e sim alimentos doados para sustentar os sacerdotes, gozado não! Porque sempre quando eu ligo a TV nesses canais religiosos eu vejo o RR Soares pedindo altas quantias em dinheiro assim como o Valdemiro, quantias que eles arrecadam e os fieis nem sabem a onde vai parar ou fingem que não sabem pois aparece denuncias direto na TV a respeito de pastores envolvidos com desvio de dinheiro, extorsão, pregações, exorcismos entres outros, inclusive um pastor da Igreja Universal exorcizou uma mulher e diz que o demônio ataca fies não dizimistas, há outro caso de um bispo da mesma Igreja incentivando um garoto de 9 anos a vender seus brinquedos para doar o dinheiro arrecadado ao dizimo. Isso é horrível, pessoas usarem o nome de Deus para roubarem pessoas humildes, inocentes “Não devemos esquecer o passado, pelo contrário, devemos lembrar todos os dias para que não possamos cometer os mesmos erros e com isso dar valor ao que temos hoje”. (Nunes, Daniel) cito isso, pois no passado a mais ou menos uns 500 anos atrás, a Igreja Católica cobrava altos dízimos alegando que era para a salvação, as pessoas eram fanáticas e por isso não viam a corrupção do clero, eles aceitavam tudo o que os padres diziam… hoje a nossa sociedade está cometendo o mesmo erro, isso que os pastores estão fazendo é chamado de vender um pedaço do céu, quando os pastores dizem que você contribuir com o dizimo se não, não alcançará a salvação, eles estão vendendo um pedaço do céu assim como a Igreja Católica vendeu há anos atrás. E como o que vale é o futuro após a morte num maravilhoso e paradisíaco mundo do além, onde todos querem estar nele, fazendo com que as pessoas doem altos valores para as igrejas.

Acredito-me que tudo em excesso faz mal e não venha dizer que amar Deus em excesso não faz mal, esta comprovada que sim, o fanatismo a Deus levou muitos fieis a matarem assim como o serial killer Heriberto Seda (zodíaco) e levou tantos outros a morte. Fanatismo religioso é a morte da inteligência, pois, o sujeito fica completamente preso a um dogma.

"O diabo empalidece comparado a quem dispõe de uma única verdade" (Emil Cioran)



 




[1] Fanáticos que se tornam assassinos – serial killers- fazem seus atos em “nome de Deus” ele é apenas um servidor, já outros, não parecem ser movidos por outro por que ele é o próprio Deus. 
[2] Basta ir a uma igreja evangélica ou assistir programas na madrugada.
0

Yoani Sáchez, uma vendida no Brasil.

       A filóloga cubana Yoani Sánchez, se dedica um blog cujo nome “Geração Y”, apresenta criticas ao regime castrista, o que lhe rendeu muitas ameaças, e vários prêmios no exterior, o que eu na minha opinião é algo estranho, pois, como uma pessoa que tem um blog com criticas a uma ditadura que se julga “severa” é reconhecido no mundo inteiro exceto em seu país de origem ? Ao desembarcar no Brasil a cubana foi recebida com protestos pelos grupos de esquerda, pois ao que tudo indica ela estaria sendo “financia” e protegida pelos E.U.A para falar mal do regime cubano. A uma serie de fatores ( perguntas ) não esclarecidas a respeito da atitude de Yoani querer propagar suas ideias contra o regime castrista. Por Exemplo:

· O fato de ela usar um blog em um país onde além de ter sido censurado, ninguém tem acesso a internet; ou seja, o blog só esta sendo veiculado fora do país, por que não usar um meio que todas as pessoas tem acesso ?

· Vários outros opositores do regime cubano, foram presos, exilados, levados a campos de concentração, Cuba é um regime “autoritário” certo, a ela o máximo que aconteceu foi ter tido seu blog censurado, os militares não fizeram nada com ela.

· Ela tem relação com diplomatas americanos ( E.UA. é contra o regime cubano ).

Umas das criticas que Yoni faz ao regime cubano é que as pessoas não tem liberdade de ir e vir, que Cuba é muito pobre, as pessoas não se alimentam direito, não há tecnologia no país, e que a saúde e a educação deixam a desejar… Será ?! Pois bem, farei um resumo de como o “Monstro” Fidel Castro chegou ao poder ( revolução cubana,1959 ).

       “No final do século XIX, Cuba era produtora mundial de açúcar de cana e tabaco de qualidade. Tais riquezas atraíram a cobiça dos norte – americanos. Logo que cuba declarou guerra de independencia a Espanha, os E.U.A aproveitaram para intervir, ou seja, declararam guerra contra a Espanha e declararam desembarcaram em Havana. A ilha conquistou a independência em 1898, mas sob vigilância dos fuzileiros navais ianques. A máfia norte americana controlava o tráfico de drogas, os cassinos e a prostituição. Os cubanos eram proibidos de ir a praia particulares, pois os donos estrangeiros, não queriam se misturar com os negros e mulatos, alguns americanos bebiam, brigavam, debochavam dos cubanos e não eram punidos, pois a policia era corrupta. Para muitos patriotas cubanos, aquilo era humilhante ! Cuba tinha se tornado uma colônia sem ser chamada de colônia. As elites cubanas (descendentes de europeus ) desprezavam o próprio povo, grande parte miserável e analfabeto. Quando havia rebeliões, os marinis ( fuzileiros dos E.U.A. ) desembarcavam na ilha para “reestabelecer” a ordem. Quanta humilhação ! E.U.A. dispunha de cuba como se fossem donos do país. É fácil entender o antiamericanismo de muitos cubanos. Em 1952 Fulgêncio Batista capacho dos E.U.A. assumi o poder em Havana. Mas eis que surge uma luz no fim do túnel, em 26 de julho de 1953, um grupo tenta atacar o quartel da Moncada para despertar a revolta popular contra Fulgêncio. Deu tudo errado, e eles foram presos, o comandante rebelde era um ex líder estudantil e jovem advogado: Fidel Castro . Em seu julgamento Fidel Castro disse suas famosas palavras: “A história me absorverá…” A história pode até ter absorvido, mas o tribunal o condenou a prisão, junto com seus companheiros … Anos depois Fidel foi solto e banido do país. As autoridades pensavam que quem sabe, aquele jovem de família rica tivesse sofrido o bastante, e um dia abraçaria Fulgêncio, que para o seu azar estava completamente enganado, Fidel foi para chegou ao México ( voltará do exílio ) reuniu um grupo de patriotas cubanos para preparar a volta, se juntou ao argentino Ernesto Che Guevara e em novembro de 1956 embarcaram em um iate ( Granma ) seguiram até a paria de Cuba, onde eram aguardados pelo “caloroso” comitê de boas vindas de Batista, com aviões a despejar bombas. A praia ficou coberta por cadáveres. No dia seguinte a agencia de noticias norte-americana, anunciava a morte de todos os revolucionários. Porém, 12 deles escaparam, homens como Camilo Cienfuegos e Che Guevara sob comando de Fidel Castro. Atacaram pequenos pontos militares, armavam emboscadas para tropas do governo. E a noticia de que havia rebeldes nas montanhas foram se espalhando pelo país. Voluntários começaram a subir para se juntar aos guerrilheiros. O exercito de Fulgêncio refletia a sociedade que apodrecia. Interrogavam com brutalidade, roubavam, queimavam, estrupavam e matavam. Mas os guerrilheiros faziam diferente…. Os E.U.A. enviou armas e dinheiro ao exercito de Batista, que sofreu derrota atrás de derrota. Com os guerrilheiros á porta da capital, os sindicatos declararam guerra geral. O país inteiro parou, todas as lojas fecharam, os ônibus pararam de circular, as fabricas ficaram vazias. E em janeiro de 1959, os guerrilheiros entraram vitoriosos em Havana.”

Após Fidel assumir o governo, tratou logo de fazer a reforma agraria que acabou com o latifúndio e distribuiu terras para os camponeses, fechou cassinos e bordeis , a reforma urbana obrigou donos de varias mansões a ficarem com apenas uma e cederem as outras para varias famílias que viviam em favelas. O governo passou a investir pesado em educação, saúde e erradicação de favelas ( nessa época Cuba tinha apoio da URSS, que comprava seus produtos com um valor acima do oferecido pelo mercado).
Agora pense em um ilha governada pelo partido comunista e bem perto da Flórida ! É claro que depois de Fidel assumir o poder a CIA a mando dos EUA tentou assassiná-lo por diversas vezes, não o pegaram, mas infelizmente Che Guevara não escapou.
       Cuba tonou – se o primeiro pais socialista da América Latina, os avanços sócias são notáveis, em outras palavras, foram fantásticos. Porém na economia a pequena ilha não se desenvolveu, sofre até hoje com o bloqueio dos EUA, a renda per capita é menor do que a do Brasil, por outro lado, Cuba é o único país da América Latina a não ter favelas, acabou com o analfabetismo, as universidades são de bom nível, e a mortalidade infantil é tão baixa quanto as dos países desenvolvidos ( EUA, Japão, Alemanha e etc.), eliminou a miséria e quanto a saúde a ilha conta com os melhores médicos da América Latina, a desigualdade social é quase zero. Observo que a juventude que não conheceu Cuba antes da revolução, assim como Yoani, admira os EUA muito mais do que o governo gostaria. Com a derrubada da URSS, acabou-se a “ajuda fraternal” soviética, sem o petróleo soviético os cubanos são obrigados a desligarem as maquinas e andarem de bicicleta. E por ai não para, a situação fica cada vez mais difícil, os norte-americanos estabelecem que a empresa estrangeira que comerciar com cuba não poderá manter negócios com os EUA, nenhum país sofreu um bloqueio econômico tão brutal quanto o cubano! Agora pensem, um país como o Japão ou até mesmo os EUA tivessem sofrido um bloqueio desses durante décadas, teriam sobrevivido ? bom essa é uma pergunta meio retórica já que a crise de 2008 deixou muitas pessoas desempregadas e claro teve muita revolta, nos países Europeus até mesmo dos EUA.

       Se Cuba abandonasse o socialismo, os EUA investiriam milhões de dólares no pais, a pequena ilha poderia se tornar quase tão próspera quanto a Flórida ou não, ela poderia ficar parecida com o Haiti ou Jamaica, onde boa parte da população não tem acesso a escola e nem médicos, pois é muito escasso no país. O comportamento ( desenvolvimento ) de Cuba me fez pensar bastante, pois moro no Brasil, que possui a 6º maior economia do mundo e no entanto o ensino é péssimo, a saúde… da até vontade de chorar, sem falar na taxa de pobreza e mortalidade infantil que não são pequenas, enfim aquela pequena ilha mesmo economicamente pobre és grandiosa .














0

Bullying como humor contemporâneo.


Hoje em dia se é falado muito em bullying[1], é comum vermos propagandas disseminando ideias contra o bullying, mas este problema enfrentado pelas escolas, está na TV em forma de humor, e acredite, faz sucesso.

O programa Pânico atualmente exibido pela Rede Bandeirantes utiliza um humor nada parecido com Charlie Chaplin ou Chico Anysio, humor que rir do próximo, e como “próximo” temos: gordos, intelectuais, negros, pobres, pessoas com menos poder do que eles, gays e tudo o que é “engraçado”. Prega a liberdade, que não há limites para o humor, quer dizer, o único limite é o bolso, quando algum funcionário é processado, mas só quando incomoda algum burguês que tenha dinheiro para processa – lo. Ri do camelo, da domestica, jamais do patrão.

O comediante Rafinha Bastos é um produto disso, ele fez uma piada com a cantora Wanessa Camargo ao vivo no programa CQC apresentado pela Rede Bandeirantes (todos riram), mas a cantora não gostou e processou ele. Resultado ele foi demitido pela emissora e quando é abordado sobre o assunto ele diz “não peço desculpas por que todos riram na hora…" O não engraçado agrada as pessoas, fazer piadas com pessoas ou com os problemas sociais é fácil difícil é ter atitude para mudar.




[1] Violência física ou psicológica, ato de ridicularização - executado em uma relação desigual de poder.
1

Formandos 2012

Durante toda minha vida,
muitas pessoas passaram por mim,
dia após dia.
Mas somente algumas dessas pessoas,
ficarão para sempre em minha memória...
E de todas as "idas" e "vindas" que a vida nos traz
De todas as surpresas que só ela nos proporciona
Essa foi a melhor ...