SlideShow

0

Definição de cultura de massa



1 - O que é cultura?
Podemos dizer que, o termo “cultura” é um dos mais complexos da nossa língua, etimologicamente falando, o conceito de cultura, é derivado do de “natureza”. Um dos seus significados é “lavoura” ou “cultivo agrícola”, o que cresce naturalmente. Além disso, podemos relacionar o termo “cultura” com o de “agricultura”, uma vez que cultura é “plantada” e “cultivada” pelo povo. Se a natureza de alguma forma é cultural, então as culturas são construídas com base no trafego com a natureza que chamamos de trabalho. Em resumo, a cultura pode ser aproximada a um complexo de valores, costumes crenças e politicas que constituem o modo de vida de um grupo especifico.




1.2 - O que é massa?


O papa pio XII[1] definiu o termo “massa” do modo mais claro e objetivo possível. Seu conceito de massa se desenrolou da seguinte forma:

“A massa não passa de um conjunto de indivíduos que não se movem, mas são movidos por paixões. A massa é sempre, e necessariamente, passiva. Ela não age racionalmente e por sua conta, mas se alimenta de entusiasmos e ideias não estáveis. É sempre escrava das influências instáveis da maioria, das modas e dos caprichos que passam.

[...]

Como animais que temem desgarrar-se do rebanho, os indivíduos que compõem a massa jamais discordam da maioria.

[...]

A inserção na massa lhe impõe que se visita como os outros, que coma como os outros, que goste do que gostam os outros.

Ser pensar, agir, estar sempre, obrigatoriamente, “como os outros” é amoldar- se a esse implacável “Deus” chamado “todo mundo”. É renunciar á própria individualidade, trocando-a pelo amorfo e medíocre “eu coletivo” da multidão.

Inserir-se na massa é socializar a si mesmo.

A massa é, portanto, o povo degenerado.”

0 comentários: