SlideShow

0

Alienação

1.3 - Alienação


       Segundo os dicionários, a sua definição mais primaria seria, o estado de separação ou alheação de uma pessoa com uma coisa que lhe pertencia, a partir deste significado, podemos ver que, a vários tipos de alienação.
Mas eu falo de uma alienação especifica a alienação social. Se alguém está alienado da sociedade é porque ele esta separado dos problemas coletivos e transfere suas responsabilidades sócio – política aos outros, governo, autoridade, ONGs ou qualquer pessoa que assuma tamanha responsabilidade. Sendo alienado a pessoa não participa da construção da integridade social do pais, mesmo que esteja participando econômico – financeiro da região, como empregado ou empregador e pagando impostos, pois isso são formas indireta de participação social.
       Ela ocorre quando o individuo vive alheio, por indução cultural constante de problemas relacionados à sociedade, política ou cultura. Por exemplo: a pessoa vê diariamente o Jornal Nacional noticiar políticos corruptos, logo ela vai pensar que a política está “perdida” e que o sujeito que rouba não recebe punição, a partir daí, “cria – se” um sujeito que logo mais irá votar no tiririca. De tanto assistir noticiários policiais, mostrando violência, sangue, ele se acomoda com ela desde que não o afete. A violência, degradação do meio ambiente, ônibus superlotado, caos no transito, só lhe interessam para suprir suas conversas com seus amigos, por isso vemos pessoas conversando sobre determinado problema, mas não se move para resolve – lo. O que realmente vale a essa pessoa é o ultimo capitulo da novela, o hit de verão, as imagens sensuais de um reality show, vitória de seu time de futebol, mulheres dançando seminua na avenida (carnaval). Especialistas acreditam que há um tipo de individuo alienação média, que seria a pessoa que reconhece os problemas da sociedade, gosta de estar bem informado, mas não luta para fazer nada, uma pessoa para mim que reconhece, mas não toma atitude nenhuma é o mesmo dos que não reconhece o problema.
Como resultado dessa alienação temos o individualismo, que também esta ligada ao materialismo e ao consumismo que são as principais características capitalistas do século XX. As metas das pessoas passam a ater metas como: um emprego altamente remunerado, um carro de luxo, gastar fortunas nas horas de lazer, comportamento, designado aos mais de 60% da população pobre do Brasil que vive uma vida de trabalho duro e o custo de vida alto e sonha em um dia ganhar na loteria para ficar rico e ter acesso aos desejos capitalistas. Em resumo, o individualismo é quando o sujeito só pensa na sua vida pessoal, nas suas metas, e esquece de todo o resto em sua volta.

0 comentários: