SlideShow

0

Fanatismo religioso

       Boa tarde manolos, este texto faz parte do meu TCC de Ensino Médio, é um dos meus preferidos... espero que gostem. ^^



      Fanatismo vem do latim fanaticus, que significa “o que pertence a um templo”. O individuo fanático ocupa o lugar de escravo diante de um senhor absoluto que poder ser um ser mundano, uma causa suprema ou uma fé cega. O fanatismo é alimentado por um sistema de crenças absolutas e irracionais que visa servir um ser poderoso, empenhado na luta contra o mal.[1]

          O fanático acha que pode exorcizar coisas que ele julga possuído pelo demônio[2], a missão dele é salvar a humanidade do caos. O fanatismo teve origem no dogma religioso porem, ele não se restringe somente a isso, há fanáticos por futebol, raças, partido politico enfim, o fanatismo são todas as ideologias fora do normal, ultrapassa a dimensão racional e a partir dai as pessoas passa a serem guiadas pela fantasia.

Foi pelo fanatismo religioso que muitos seguiram Jin Jones (o mentor do suicídio em massa - 918 mortes), Asahara (verdade suprema), David Koresh (templo davidiano), entre outros lideres religiosos que acabaram causando desastres coletivos noticiados no mundo todo. A historia também conheceu movimentos como a “caça as bruxas”, perseguições de negros, judeus, comunistas entre outros grupos. Para o fanático religioso não basta adorar um Deus, ele tem que ser soldado dele na terra, para ele é preciso lutar, pregar, exorcizar, forçar os “infiéis” a se “converter para o caminho de Deus”.

Mas o fanatismo não é uma coisa do passado, ele esta atuante no nosso cotidiano, hoje temos lideres religiosos como Apostolo Valdemiro Santiago que recentemente foi acusado de desviar dízimos da igreja. O milagre do enriquecimento de Valdemiro foi descoberto através de documentos cartorários (contendo a assinatura de sua esposa) que mostra propriedades adquiridas por ele em nome da igreja Mundial do Poder de Deus. Os documentos comprovam que a fazenda foi paga com dinheiro a vista da Igreja Mundial do Poder de Deus, a empresa W.S Music que no documento aparece como compradora da fazenda é uma empresa pequena com apenas 50 funcionários que fatura 50 mil por mês, então não teria como um empresa dessa compara a vista duas fazendas, sendo que uma delas é no valor de 29.096.835,50 milhões de reais.

Outro líder religioso é o missionário RR Soares conhecido como o Silvio Santos do evangelio, isso porque criou um aglomerado de empresas parceiras (Igreja Internacional da Graça de Deus, Graça Artes Gráficas e Editora, Graça Music, Rede Internacional de Televisão, Nossa TV, Nossa Radio FM, Graça Filmes e Faculdade do Povo. ) onde uma pode sustentar as outras. Mas assim como Valdemiro o missionário RR Soares é acusado por arrancar dinheiro dos fies através do dizimo, onde ele afirma que a pessoa que não contribui com o dizimo regularmente terá problema no dia do julgamento, e então os fies depositam uma alta quantia de dinheiro na Igreja e se dão por satisfeitos achando que terá o descanso eterno. Mas se você for pesquisar melhor, os dízimos nunca foram dinheiro e sim alimentos doados para sustentar os sacerdotes, gozado não! Porque sempre quando eu ligo a TV nesses canais religiosos eu vejo o RR Soares pedindo altas quantias em dinheiro assim como o Valdemiro, quantias que eles arrecadam e os fieis nem sabem a onde vai parar ou fingem que não sabem pois aparece denuncias direto na TV a respeito de pastores envolvidos com desvio de dinheiro, extorsão, pregações, exorcismos entres outros, inclusive um pastor da Igreja Universal exorcizou uma mulher e diz que o demônio ataca fies não dizimistas, há outro caso de um bispo da mesma Igreja incentivando um garoto de 9 anos a vender seus brinquedos para doar o dinheiro arrecadado ao dizimo. Isso é horrível, pessoas usarem o nome de Deus para roubarem pessoas humildes, inocentes “Não devemos esquecer o passado, pelo contrário, devemos lembrar todos os dias para que não possamos cometer os mesmos erros e com isso dar valor ao que temos hoje”. (Nunes, Daniel) cito isso, pois no passado a mais ou menos uns 500 anos atrás, a Igreja Católica cobrava altos dízimos alegando que era para a salvação, as pessoas eram fanáticas e por isso não viam a corrupção do clero, eles aceitavam tudo o que os padres diziam… hoje a nossa sociedade está cometendo o mesmo erro, isso que os pastores estão fazendo é chamado de vender um pedaço do céu, quando os pastores dizem que você contribuir com o dizimo se não, não alcançará a salvação, eles estão vendendo um pedaço do céu assim como a Igreja Católica vendeu há anos atrás. E como o que vale é o futuro após a morte num maravilhoso e paradisíaco mundo do além, onde todos querem estar nele, fazendo com que as pessoas doem altos valores para as igrejas.

Acredito-me que tudo em excesso faz mal e não venha dizer que amar Deus em excesso não faz mal, esta comprovada que sim, o fanatismo a Deus levou muitos fieis a matarem assim como o serial killer Heriberto Seda (zodíaco) e levou tantos outros a morte. Fanatismo religioso é a morte da inteligência, pois, o sujeito fica completamente preso a um dogma.

"O diabo empalidece comparado a quem dispõe de uma única verdade" (Emil Cioran)



 




[1] Fanáticos que se tornam assassinos – serial killers- fazem seus atos em “nome de Deus” ele é apenas um servidor, já outros, não parecem ser movidos por outro por que ele é o próprio Deus. 
[2] Basta ir a uma igreja evangélica ou assistir programas na madrugada.

0 comentários: