SlideShow

0

Liberdade em jeam paul sartre:

     Para Sartre, a liberdade não se resume ao que podemos escolher. ela se da pela invenção de possibilidades. nós inventamos a nós mesmos. se recordarmos John Locke, ele pressupunha que todos nos nascemos vazios, mas com nossas experiências podemos adquirir o conhecimento e, portanto, tornamo- nos alguma coisa.
    a mais profunda liberdade é poder escolher o que somos e não apenas o que fazemos. nós escolhemos um projeto para nós mesmos , o que Sartre chama de compromisso. Nós nos comprometemos com nossos valores, gostos, sonhos, desejos e projetos. sobre o que somos e o que seremos , nós decidimos. a razão disso tudo é a liberdade, que nos permite tornar um tipo de pessoa, voltar atrás ou mudar para outra direção.
    a liberdade exige cada vez mais liberdade, liberdade de ser o individuo que queremos - bons felizes, tristes, fingidos, falsos, torcedor fanático,mãe solteira, religioso, etc... Liberdade de escolha; como conceito e pratica da vida - mesmo com limites, a partir da nossa vida, nós decidimos a criação de outra vida para nós. podemos sempre repetir "NÃO IMPORTA O QUE FIZERAM DE MIM, O QUE IMPORTA É O QUE  EU FAÇO COM O QUE FIZERAM DE MIM"
    ninguém é livre sozinho. para nos fazemos; precisamos de outros com as mesmas possibilidades. é a liberdade todos outros que garante a nossa liberdade. imagine se ninguém fosse livre a não ser você; seria como um jogo de futebol em que todos os demais jogadores estivessem presos ao chão. que gosto teria jogar sozinho, sem ter alguem para comemorar ou entristecer-se conosco, partilhando conquistas e derrotas. quanto mais livres são os outros mais livres nós seremos.



obs: este artigo foi um resumo da aula de filosofia.

0 comentários: