SlideShow

0

O nascimento da filosofia

 
  A  reflexão filosófica nasceu na Grécia no séc. VI a.c , com os filósofos que antecederam Sócrates. a passagem da consciência mítica e religiosa para a consciência racional e filosófica não foi feita de um salto.
esses dois tipos de consciência coexistiram na sociedade grega, assim como, dentro de certos limites, coexistem na nossa.
 Hesíodo, no seculo VIII a.c., relatou o mito da origem do mundo, segundo o qual gaia (terra) surgiu do caos inicial e, depois, pelo processo de separação ,gerou urano (céu) e protos (mar). uniu-se, então, a urano e deu inicio as gerações divinas. como se vê, no mito esses seres primitivos não são apenas seres da natureza, mas divindades. alguns filosóficos gregos, por sua vez, explicam que, a partir de um estado inicial de indefinição, ocorre a separação dos contrários (quente e frio, seco e úmido etc.), que vai gerar os elementos naturais, como o céu e o fogo (sol), o ar frio, a terra seca e o mar úmido. para eles, a ordem do mundo deveria de forças opostas que se equilibram reciprocamente, e a união desses opostos explica os fenômenos meteóricos, as estações do ano, o nascimento e a morte de tudo o que vive.
as respostas a indagação sobre o principio das coisas foram múltiplas e divergentes: para tales era agua; para Anaxímenes, o ar; para Heráclito, o fogo; e para Empédocles, ainda, os quatro elementos.

0 comentários: